2º dia (08/12/2008) – Rumo a trilha nos Canyons de Itaimbezinho/RS.

No dia seguinte, acordamos bem cedo – o que frisa-se, vale a pena para aproveitar todas as trilhas e passeios que essa região proporciona, pois apenas um dia é pouco para se conhecer a natureza fantástica daquele lugar. Pois bem, logo após ao poderoso café do bar do “Dito”, acompanhado por um misto quente com um pão chamado de Cervejinha, que é um pão francês em formato de pão da hamburguer, fomos a uma central de guias que fica atrás da igreja da cidade, na rua principal. Não tem como se perder. A cidade tem apenas 10 ou 15 ruas.

Como era uma segunda-feira, nos informaram que o Parque do Itaimbezinho e, conseqüentemente, algumas trilhas estariam fechadas até a terça-feira. Queríamos ver os canyons de cima e teríamos que pegar uma estrada de terra subindo pela encosta dos canyons até a cidade de Cambará do Sul. Após, ir até o Canyon da Fortaleza, isso leva cerca de duas horas, mas vale a pena, pois no trajeto fomos conhecendo as pessoas que moram naquele local, gente muito gentil, lavradores, mas deles falaremos a seguir.

Os canyons são impressionantes. Já logo de manhã no Hostel pudemos ver as encostas dos Canyon. Que visual! O sol ainda rosado, batendo nas encostas de pedra transformava aquele visual impressionante. É muito difícil descrever as as impressões por est via, mas, sem sombra de dúvidas, não é difícil dizer que é impressionante!!! Uma das paisagens mais que linda que já vimos.

Começamos a subir a trilha de carro, numa pista boa, porém com várias pedras, alguns pontos era bem íngreme e por segurança acionamos o 4×4 da Pajero. Estávamos a 30m do nível do mar e em chegando ao topo chegamos a 1040 metros. Para chegar ao Canyon da Fortaleza tivemos que passar por Cambará do Sul. É uma cidade tambem pequena, porém, mais simpática que Praia Grande. Cambará já fica em RS. Sentimos falta de placas indicando as direções, informações, etc. Teria ajudado bastante. Tivemos que parar diversas vezes para perguntar.

Canyon de Fortaleza.

Que lindo! Do estacionamento dos carros até a ponta da encosta dá uns 40 minutos de caminhada, andando por uma trilha bem aberta até o ponto mais alto. Já pela trilha paramos numa encosta. Que medo. É muuuuito alto. Venta bastante. A sensação que dá é indescritível. Não culpo o Kuroda por ter desejado se jogar de lá cima vááárias vezes, tendo a galera que intervir, pois esse louco chega até o ponto mais perigoso tentando tirar as fotos mais radicais. Você pode ver as encostas recortadas do outro lado. Não há proteção nenhuma. Qualquer deslize e você pode cair de pelo menos 500 metros em queda livre.

itaimbezinho

Subimos mais um pouco e chegamos ao cume. Mais alto e com mais vento. Sensacional. Senti minhas pernas tremerem. Nesse ponto começamos a perceber as tendencias suicidas do Kuroda: “Tenho medo de mim. Vocês não tem vontade de pular do penhasco?”. Silêncio total. Ninguém respondeu ou concordou com a cabeça. E ele ia cada vez mais para a pont a do canyon. “Esse japa é doido” – repetia o Robertinho.

Depois de ficarmos umas 5 horas por lá fomos à uma outra trilha para vermos a Pedra do Segredo, uma pedra que fica em cima da outra, como se fosse colocada lá. A trilha de 1,5km mais ou menos margeia um rio bem bonito que desemboca numa mega cachoeira. Sensacional. Que vista. Caminhamos por entre as pedras do rio até chegar no topo de queda d’água. Mais medo, novamente. Mas o visual é impressionante. Pena que não tivéssemos máquinas fotográficas melhores, com lentes de grande angular para mostrar tudo isso.

Durante as trilhas é bom ir de bermuda, pois há a possibilidade de molhar as calças pelos rios e por causa do calor. Bota de cano alto é bem recomendável. O risco de torcer o pé é grande por causa do terreno irregular. Ah, o Kuroda não parava de elogiar suas botas novas e impermeáveis da Quechua (marca própria da Decathlon) e ficava pisando em qualquer pedaço de terra que tivesse água.

Nas trilhas conhecemos 2 fotógrafos que estavam com mega máquinas e nos disseram que eram fotos para o site Fatos em Fotos. Vamos postar o link aqui depois que for para o ar.

Já eram 20h quando regressamos. Cansadíssimos e cheios de pó de terra no rosto, na roupa e até dentro do nariz.

Uma resposta

1. Preved-Medved

It absolutely agree with the previous phrase