18º dia – De El Calafate, Argentina a Puerto Tranquilo, Chile

Por Alex

Saímos de El Calafate pensando em chegar em Coihaique no Chile. Estávamos ansiosos para pegar a famosa Carretera Austral no Chile. Mais estradas de rípio. Chegamos na aduana Argentina para carimbar nossa saída e por pouco não conseguimos fazê-lo devido ao horário. Fechava as 21h e chegamos as 20h30. Quando perguntamos ao oficial que estava na aduana o por quê das aduanas fecharem depois das 21h, e ele nos disse “Ninguém é louco de passar por estas estradas a noite.” hahaha, só a gente mesmo. Imagine um lugar totalmente inóspito. Sem SOS nas estradas de cascalho, sem cruzar com nenhum carro, sem ver nenhuma fazenda. Você apenas avista os guanacos, as ovelhas, as vacas, os cavalos selvagens e várias lebres cruzando perigosamente a estrada. Só. Se o carro quebrasse nada de socorro até o dia seguinte. Ventava tanto que seria impossível armarmos nossas barracas. São ventos de 70 a 100 km/h e muita poeira.

Nesta altura já tínhamos desistido de ir a Coihayque. Decidimos parar em Puerto Tranquilo, já pegando a Ruta 7, mas conhecida como Carretera Austral. De dia esta via já é complicada. A noite a coisa piora. Vários trechos com curvas fechadas e pista bem escorregadia por causa das pedras. A média de velocidade a noite é de 40 km/h. Com muita fome e cansados não encontramos nenhum lugar para nos hospedar Puerto Tranquilo. Ventava muito e na verdade era um povoado de umas 500 pessoas. Só se ouvia os latidos dos cães, incomodados com o barulho do motor a díesel da Pajero. Achamos um camping. Ventava demais no camping. A sorte é que havia barreiras de madeira para proteger as barracas do vento. Fizemos nosso jantar e dormimos, finalmente.

Anúncios

20 Respostas

  1. Ola pessoal , fizemos essa mesma essa mesma viagem , eu esposa e 03 filhos 11 , 09 e 03 anos , e parabens pela loucura de vcs de viajarem a noite , vcs desceram a 265 de Chile Chico a Puerto Tranquilo ? vi que dormiram em Puerto Tranquilo , conheceram as Capilla de Marmon ,? , lindas fotos , algumas sao identicas outras bem originais , abs ,

  2. Oi Ronaldo,
    Parabéns pela sua viagem também. Nossa, com todos os filhos pequenos? Que coragem a sua!

    Viajar a noite foi loucura mesmo, não recomendamos a ninguém fazer isso. Se dá algum problema no carro o mínimo que você terá que esperar são 9 horas até chegar alguém para, daí sim, pedir socorro, que levaria mais umas 6 horas, segundo o pessoal local nos informou.

  3. Obrigado , sobre as Capilla de Marmon em puerto tranquilo conhecestes? senao lhe mando umas fotos , abs , e quando sera a proxima expedicao , a nossa final do ano , Machu Pichu , quem sabe nao se interessam, abs ,

  4. Olá! Parabéns pela viagem. Eu e meu marido vms fazer quase a mesma viagem em fevereiro. Gostaria de mais detalhes do camping em Puerto Río Tranquilo pois não encontrei nada ainda. Foi exigida carteira de habilitação internacional para entrar no Chile? Grata

  5. Oi Ronaldo,
    Sim conhecemos. São lindas.
    Estamos pensando em ir para Machu Pichu tb. Passando pelo norte do Chile no Atacama, indo até o Peru e voltando pela Bolívia. Mas é só ideia por enquanto.
    abs!

  6. Oi Juliana,
    Não me recordo do nome do Camping, mas é fácil. Deve ser o único do vilarejo. Fica há uns 800 a 1000m de lá.
    Sim, no Chile é exigida a carteira internacional, mas em nenhum momento nos foi pedida. Se não em engano, não fomos parados no Chile, somente na Argentina.
    Boa viagem!

  7. Olá pessoal, bacana a viagem de vcs, altas trips! Como a Juliana já disse, estamos saíndo dentro de um mês. Queria saber se vcs lembram de ter visto posto de gasolina entre Tres Lagos e Bajo Caracoles? Que dica imperdível vcs tem daquela região?
    Parabéns pelo site, tá bem caprichado.
    Um abraço,
    Rodrigo

  8. Oi Rodrigo,
    Não me lembro se haviam postos. Mas uma coisa que costumávamos fazer era encher o tanque cada vez que o ponteiro chegava em meio tanque. Além disso tínhamos uma reserva de 20 litros para emergências. Chegamos a usar uma vez este galão, saindo de Ushuaia para Puerto Natales no Chile. Mas foi porque estávamos sem pesos chilenos e os postos não aceitavam cartões.
    Bajo Caracoles mesmo, não tem nada. É um vilarejo com 150 pessoas mais ou menos. Não tenho dicas para te dar porque só passamos pela região, se tiver algum ponto interessante perdemos.
    Boa viagem. O blog que de vcs está bem interessante também, parabéns.
    abs
    Alex

  9. Em Bajo Caracoles fica a entrada da estrada que leva a Cueva de las Manos, lugar com pinturas rupestres e mãos impressas em pedras. Iriamos la se tivessemos mais tempo. Acredito que lá tenha alguma pousada ou camping.

  10. Oi Juliana.

    Realmente, não precisamos nenhuma vez mostrar nossa permissão internacional, mas o pessoal do consulado disse que se haver algum sinistro (batida, algo que envolva a policia), irão precisar.

    Importante tambem que a parte burocratica do carro esteja em ordem, como seguro carta verde e documento do veiculo no nome de um dos viajantes ou permissão do dono do carro.

    Boa sorte!

  11. Fala Ronaldo.

    Na minha opiniao, acho importante que o carro seja um off road. Pegamos cerca de uns 1.500km de estrada de terra. O trecho que pegamos ali de terra da ruta 40 esta meio que cavada, e carros baixos devem ficar raspando. De Bajo Caracoles, ARG até Cohyaiqui a estrada ta bem ruim, com costelas na pista ( treme tudo), e nao se passa dos 40km/h. Há trechos que achei bom ter usado o 4×4 tambem!! Mas nao desanime, há muita gente que faz esse trajeto com fiesta 1.0, fuscas, kombi, uno mile… isso que estou te passando foi nossa opinião.

    Boa sorte!

  12. Alex,

    Onde vcs cruzaram a fronteira entrando no Chile, quando saíram de El Calafat e pegaram a Rota 40? Foram até BajoCaracoles, ou mais lá em cima no vilarejo Perito Moreno. Nesse ponto, saem duas estradas, a 45 e a 43. A 43 vai por baixo do Lago Buenos Aires, em direção a Chile Chico, mas no Google maps não cruza fronteira. A 45 vai por cima desse lago até Ingeniero Palavecini, mas tb o Google não mostra que cruza fronteira. Somente subindo mais pela 40 até encontrar a 55, e entrando nesta é que o Google mostra cruzamento de fronteira passando antes por casa Koslowsky e chegando em Balmaceda no Chile, onde tem aeroporto.
    Ou se consegue cruzar para a fronteira em Chile Chico, como perguntou o Ronaldo Stoppa?

  13. Caros colegas !!

    Eu e minha troop faremos esse mesmo trajeto em janeiro de 2011, queremos fazer em 23 dias, contudo, vamos pela Carretera e voltaremos pela ruta 03 ARG.

    A pergunta é: existe acesso para a Carretera na Villa O´Higgins por El Chaten, Laguna del Desierto, El Calafate (rutas 40 e 23) ?

  14. Quanto tempo de El Calafate até Chile Chico, pela ruta 40 ?

  15. Cara. Nao sei, nao fomos até a villa O’Higgins, entramos na carretera austral um pouco depois, acho que seja o melhor caminho, é uma entrada que fica na ruta 40 na altura do covas de las manos, nao me lembro direito, mas é um vilarejozinho muito, mas muito pequeno, só com um posto de gasolina (que salva, pois é o unico lugar em muitos quilometros sem posto de gasolina). É um trajeto muito legal, muito bonito! e tambem acho q é o unico acesso que tem aduana para cruzar de paises.

  16. Ola!

    Irei fazer este roteiro tambem e tenho uma divida.

    No trecho que vc falou entre El Calafate e Puerto Tranquilo, vc disse que teve que fazer parte deste trecho a noite.

    Pergunto, nao teria como parar antes em algum Hostel, no meio do caminho, para continuar durante o dia no outro dia pela manha?

    Obrigado!
    Abraço

  17. Ola!
    Creio que da para ficar hospedado na micro cidade perto da cueva de las manos! nao paramos la porque o tempo estava correndo rapido! esse lugar eh onde viramos da argentina pro chile pra pegar a carretera austral!
    abc

  18. Ola, estou em El Calafate com um carro alugado e gostaria de ir a Puerto Tranquilo para ver as Capelas de Marmore. Vc poderia me dizer como chegou ate la de carro, quantos kilometros, quantas horas, entre outras informacoes que considerar importantes? So tenho mais 04 dias por aqui. Agradeco se puder enviar uma resposta ate amanha, quando tenho que decidir o meu roteiro. Ia para Torres del Paine, mas nao estou muito animada por causa do incendio. Muito obrigada!

  19. aiaia chaticeeeee

  20. pooodre fui ate o alaska de carro duas vezes,,bate essa pq ate o ushuaia é fichinhaa
    muahuahauhauha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: