Como dirigir em estradas de rípio

Rípio são as estradas de cascalhos muito comuns no sul da Argentina e no Chile. São estradas que é uma mistura de terra com cascalho ou seixos. Os seixos são do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja.

É uma estrada linda, mas por trás dessa beleza se esconde um grande perigo. Para nós brasileiros que estamos acostumados a dirigir em estradas de terra, muito cuidado. O comportamento do carro é bem distinto nestas estradas.

Estas estradas geralmente são bem largas, cabendo até 4 carros enfileirados, mas tem um motivo, evitar que as pedras voem para outros carros.

Nestas estradas a velocidade máxima que você consegue desenvolver com segurança é de 75 km/h. Mais do que isso você começa a se arriscar. A pista até permite você desenvolver uma velocidade de mais de 100 km/h, mas qualquer deslize e o risco de capotamento é alto.

Por ser de pedra redondas a tendência do carro nas curvas é de sair de frente. Segure firme no volante. Para piorar costuma ventar muito nestas estradas que costumam empurrar bastante o veículo. Se seu carro tiver 4×4, deixe-o engatado.

Evite mudar de pista bruscamente porque formam-se morros de pedras que você não percebe e o carro pode perder controle.

Ao cruzar com um carro diminua  a velocidade para uns 40 a 50km/h, isto evita que você jogue pedras em outros carros, danificando um farol ou um parabrisas. Apesar de que muitos carros cruzam com você muito rapidamente. Mesmo assim diminua, isso fará com que as pedras que voarem para seu carro não tenham o mesmo impacto.

Há também o risco de você cruzar com algum animal na pista. Seja cavalo, guanaco, lebres, ovelhas, avestruz. São animais grandes e com certeza acabará com sua viagem.

Outro problema é a falta de SOS. Estas estradas são geralmente desertas e há a dificuldade em pedir socorro. Sinal de celular é raríssimo.

Sempre que for pegar este tipo de estrada abasteça antes. Evite pegar estas estradas a noite.

Se puder escolher entre ir de carro ou ir de picape, escolha picape. Carros baixos irão sofrer demais, vai acabar com seu protetor de cárter.

Tomando estes cuidados sua viagem será muito agradável. O cenário é impressionante. Muito bonito.

25 Respostas

  1. Vamos viajar de El calafate até Puerto Natales.`´E preciso carro 4X4?? vamos en dois carros.

  2. Oi Madelon,

    Não é necessário não. Mas um carro mais alto seria ideal por causa do rípio. Batem muitas pedras no protetor do cárter e radiador.

    Boa viagem!
    Alex

  3. Nas próximas férias, vamos de SP a Ushuaia de carro, uma Chevrolet Trecker 4×4. Ela está novinha e estamos com medo de estragar muito o carro nas estradas de ripio. Pela experiência que tiveram, quais são os danos que podemos esperar?

  4. Fala Matheus

    Cara, agente voltou com o vidro parabrisa trincado. É bom se puder proteger as partes frageis, pedrada pelo carro é inevitavel… Se voce ver o video do fred na aba de dicas, ele foi num fiesta e teve o carter quebrado, é bom ter bons protetores, no caso de carros baixos… o nosso nao ralou nenhuma vez.

    Suerte!!

  5. Olá Alex,

    Viajarei para Córdoba de avião e delá irei de carro até Mendoza. Você teria informações sobre este trajato para me passar? Por favor?
    Como é a pista, quantidade de postos de abastecimento, sinal de celular, etc.

    Obrigada
    ABraços,
    Karina

  6. Oi Karina,
    Este trecho é bem tranquilo, a pista é um tapete.. Como disse num post do blog há 2 caminhos diferentes que você pode fazer. Um mais rápido e outro mais lento, porém mais bonito. Nós pegamos o trecho mais bonito, conforme o post (https://ushuaia2008.wordpress.com/2009/01/04/29º-dia-de-mendoza-arg-a-cordoba-arg/).
    Sinal de celular é quase uma raridade nas estradas. E os postos de gasolina são raros também. Sempre que o tanque chegar à metade já procure um posto de gasolina.
    Boa viagem!
    abs
    Alex

  7. Olá!
    É possível informar aproximadamente a quilometragem que se trafega na estrada de rípio, para ir até Ushuaia?
    Qual a melhor época para se viajar para aquela região?
    Um abraço.

  8. Ola

    Houve ripio na nossa rota desde puerto natales ARG até Puyuhuapi-CHI.

    Creio que a melhor época é no verão, no nosso caso fomos em dezembro, não tivemos nenhum problema com neve (nenhuma neve na estrada, o que deve dificultar bastante…), e só uns 2 dias de chuva, muita sorte.

    A velocidade que voce pode considerar é bem baixa, entre 40 a 60 km/h. é bem dificil e perigoso trafegar mais rapído que isso.

  9. Circulando em abril de 2008, subindo de Cochrane, sul do Chile, para Coyhaique pegamos a pior estrada de todo o trajeto de 14.500 km pela Patagonia Argentina e Chilena.
    Exatamente ao circular o lago Gal. Carrera a noite, nunca víramos pior estrada de rípio com leito estreito e sinuoso de pedras fixas e soltas, formando infinitas costeletas. A vibração, o insuportável e agigantado ruído barbarizou os ouvidos naquele trecho, neutralizando completamente o som do rádio e qualquer música, por melhor que fosse o cantor, jazia despedaçada em meio a silvos, coaxar, marteladas de todas as naturezas. Isto ocorria em meio a paisagens estupendas do lago invisíveis á noite, o que só aumentava nossa ansiedade. A velocidade não se sustentava a mais de 40 km/h, limite quase impossível de ser atingido. Somente em Ing. Ibanez o sofrimento cedeu espaço repentinamente ao alívio. Nunca foi tão festejado um asfalto e a volta ao mundo civilizado. Cansamos naquele dia/noite que já fora carregado de emoções e acontecimentos no cruzamento das aduanas Argentina- Chile, por sinal lindas paisagens no Paso Robalos.
    Voltaremos em março de 2010 para apreciar estas paisagens de dia e conhecer as Capillas de Mármol.
    Para nós, este trecho foi a maior representação de toda a patagônia do que seja o temível rípio. Lá ele reina na parte sul mais abandonada da Carretera Austral.

    José Campello

  10. Olá. Estou planejando uma viagem de SP até Santiago do Chile, passando por Mendoza, Cordilheira e Vina del Mar, em fevereiro2011, pretendo gastar uns 15 dias. Será que estas estradas estão boas? Tem ripio? Pois eu pretendo ir de moto com mais 4 amigos, e a nossas motos são custom (drag Star).
    Abraços.

  11. Oi Gerson, fizemos o mesmo trajeto q vcs querem fazer, porém saindo do RS e passando por Montevideo. Estradas ótimas e paisagens deslumbrantes. Fomos no inverno de carro, de moto é quase impossível nesta estação. No verão dá pra ir de moto sem problemas. Atenção as exigências qto a documentação e equipamento no carro / moto. Mais atenção ainda na Argentina: eles param TODOS os carros / motos q tem placas estrangeiras. Nos pagamos uma multa de quase 900,00 reais, pq passamos em um posto da polícia a mais de 20 km/h…Muita atenção!

  12. Ótimas dicas. Vou para o Atacama, muito útil mesmo. Obrigada.

  13. ola ! parabens pelo post! ele é meu guia obrigatorio para a viagem que farei ano que vem , gostaria de saber se o Citroen Picasso consegue chegar em ushuaia partindo de Curitiba, se vcs viram carros deste tipo na viagem concessionarias, outra duvida e quantos kms de estrada de ripio vou enfrentar ? pega nextel na argentina? abs e parabens!

  14. Ola ale
    carro: se descer e subir pela argentina, da! sao soh estradas de asfalto, se for subir ou descer pelo lado chileno, o carro tem q ser alto, ha muita estrada de ripio.
    nextel: nao tenho ideia, acho q assim como no brasil, soh em grandes cidades.
    valeu!

  15. Olá !
    No trecho entre Rio Gallegos e Ushuaia há um trecho de mais de 100Km de rípio no lado chileno. Dá pra passar com um carro de passeio tipo o Fox ?

  16. Hey

    Acho recomendavel que o carro seja alto, e tenha protetores de carter e tanque de combustivel, pode ser que de problema.

    suerte

  17. Olá Alex .
    Parabéns! que show de bola a viagem que vcs fizeram,
    estou planejando fazer o mesmo roteiro que vcs fizeram. irei provavelmente no fim desse ano. Na parte de equipamentos faltam apenas poucas coisas a serem adquiridas, ja tenho o carro, vi que todas as dicas que vcs deram são muito boas e estão me ajudando a planejar melhor. eu gostaria de saber mais ou menos qtos km de estradas de ripio vcs fizeram, pois optei por ir em um carro baixo. uma subaru impreza wrx 4×4

    muito obrigado!

    Wander

  18. Olá Alex. Pretendemos, eu e minha esposa, ir de moto do Rio Grande do Sul até Ushuaia. É uma Virago 750. Existe alguma estrada asfaltada até lá (pela Argentina ou Chile)? Caso não exista, qual a cidade mais ao sul da Argentina que seja possível ir em uma moto custom? Muito grato.

  19. Olá,

    Estou elaborando o planejamento para minha primeira expedição, batizada como “O sonho – Machu Picchu – 2014”. Uma das etapas e coletar experiências com os demais aventureiros e um deles foi este blog. Parabéns pela iniciativa, pois estou aprendendo muito com ele. Abraços,

  20. Para o sul da Argentina sei que tem muito Rípio, mas não sei para o norte, e estou pretendnedo ir de moto do RS, saindo por Uruguaiana/Paso de los Libres até Salta, alguém sabe se é asfalto ou rípio para lá?
    Obrigado

  21. ola galera, vi alguns comentarios e posso ajuda-los
    essa matéria é de 2009, e desde então boa parte dos rípios das principais “rutas” argentinas estão asfaltados
    do Brasil até Ushuaia, por exemplo, são somente 80km pela Ruta 3. Se for pela ruta 40 acresce mais 80-160km, dependendo de onde vc está vindo.
    O chile tb tem bastante trecho asfaltado agora tb… fomos com nossas motos, que são para asfalto (CBR, XJ6, Harley) e passamos tranquilo, imagino que qualquer carro passe tambem, sempre com bom senso e paciência.
    Já para Machu Picchu, é 100% asfaltado, devendo ter cuidado apenas com as épocas de chuva (Nov-Mar), pois algumas são interditadas (alagamentos e desmoronamentos).
    dúvidas tenho tudo no meu blog
    MACHU PICCHU: http://www.aduaneirosmc.com.br/p/machu-picchu-2012.html
    USHUAIA: http://www.aduaneirosmc.com.br/p/ushuaia-20132014.html

  22. heiho!

  23. Obrigado pelas dicas. Os comentários realmente procedem. Estamos hoje em Rio Grande, na Terra do Fogo. Acabamos de passar por essas estradas e constatamos tudo isso. Abraços.
    Facebook: SAO NYC SAO

  24. Vi os comentários antigos. Estamos planejando uma viagem de Porto Alegre até Ushuaia, gostaria de saber quanto ainda existe de estrada de chão/terra/ rípio.

  25. Paulo, somente 80 km se for pela Ruta 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: